As traduções da Bíblia para o latim são as versões usadas na parte ocidental do antigo Império Romano até a Reforma e ainda usadas, juntamente com traduções do latim para o vernáculo, na Igreja Católica Romana. Vulgata Latina.
A Vulgata é uma tradução latina da Bíblia do final do século IV que se tornou a versão latina da Bíblia oficialmente promulgada pela Igreja Católica durante o século XVI. A tradução foi em grande parte obra de Jerônimo, que em 382 foi comissionado pelo Papa Dâmaso I para revisar os Evangelhos Vetus Latina ("Latim Antigo") então em uso pela Igreja Romana. Jerome, por iniciativa própria, estendeu esse trabalho de revisão e tradução para incluir a maioria dos livros da Bíblia e, uma vez publicada, a nova versão foi amplamente adotada e eventualmente eclipsou a Vetus Latina; de modo que, no século 13, havia assumido da versão anterior a denominação de versio vulgata (a "versão comumente usada") ou vulgata para abreviar.
A Igreja Católica afirmou a Vulgata como sua Bíblia latina oficial no Concílio de Trento (1545-1563), embora não houvesse nenhuma edição oficial naquela época. A edição Clementina da Vulgata de 1592 tornou-se o texto bíblico padrão do Rito Romano da Igreja Católica Romana e assim permaneceu até 1979, quando a Nova Vulgata foi promulgada.